Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

5 Dicas que todo Advogado Iniciante deve seguir

há 6 anos

Olá, pessoal, tudo bem?

Estou na iminência de ingressar na carreira advocatícia e venho recebendo várias informações de diversos profissionais da área direito quanto a atuação de um advogado diligente para a obtenção de sucesso profissional. Eis as orientações:

1 - Reduza suas peças ao máximo. Assim, os funcionários atuantes no judiciário serão mais céleres ao dar andamento aos seus processos. Ninguém vê com bons olhos peças de 50 laudas, e, pasmem, ninguém as lê.

2 - Despache com o Juiz ou Assessor. Vá ao gabinete da Vara, Juizado ou Tribunal para falar sobre do que se trata seu processo. Assim, eles darão maior importância àquilo que, antes, não passava de mais um processo em suas estatísticas. A empatia é algo a ser utilizado ao seu favor.

3 - Narre os fatos de forma minuciosa. Ainda que sua peça deva ser "enxuta", os fatos devem estar precisamente narrados para que seja passado exatamente aquilo que ocorreu, de forma linear, para que o direito seja devidamente aplicado por aquele que irá analisar a causa.

4 - Não aceite causas em que você não atue. Se não pretende atuar na área, nem faz ideia do que deverá ser feito, não pegue causas visando a obtenção de honorários. Faça parcerias, indique colegas mais experientes na área. Acredite, os honorários advindos desse tipo de causa não compensarão. Além disso, caso estabeleça alguma parceria com um colega, poderão ajustar uma divisão de honorários que beneficie a todos.

5 - Promova a mediação e conciliação. Muitas vezes os advogados não estimulam esses métodos alternativos de resolução de conflitos por acharem que ficarão isentos de honorários. No entanto, é perfeitamente cabível a obtenção de honorários advocatícios na composição extrajudicial, razão pela qual torna-se vantajoso para todas as partes a tentativa de acordo.

Enfim, estas foram algumas "dicas" me passadas por Advogados e Juízes que vivenciam diariamente estas situações, no entanto, para a obtenção de maior sucesso profissional, tenho meu posicionamento pessoal de que estas "dicas" de atuação somente possuem validade quando operadas com ética e com um fim maior, que é a obtenção da justiça como último fim.

  • Publicações2
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações130
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-dicas-que-todo-advogado-iniciante-deve-seguir/528863149

Informações relacionadas

Contestação - TJSP - Ação Desapropriação - Desapropriação

Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Multa c/c Pedido de Tutela de Urgência c/c Pedido de Restituição de Multa de Trânsito - Procedimento Comum Cível

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

Dicas para advogados desenvolverem a habilidade oratória

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 3 anos

10 dicas para um bom atendimento online com um advogado

Marco Túlio Elias Alves, Advogado
Notíciashá 4 anos

5 dicas importantes para advogados

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Exceto a dica de número 2 (em que pese valiosíssima), devido ao problema de "Juizite" (rsrsrs), suas dicas são perfeitas.

Parabéns Dra.! :) continuar lendo

Boa observação, mas as credito que os que sofrem desse "mal" são minoria, e que nós, advogados, devemos nos esforçar ao máximo para produzir um resultado satisfatório aos nossos clientes.

Obrigada pelos comentários.
Abraços continuar lendo